Ex-prefeito de Praia Grande, SP, é condenado pelo TRF por envolvimento em esquema de desvio de verba pública

28/01/2021
G1/Santos

O ex-prefeito de Praia Grande, no litoral de São Paulo, Alberto Mourão (PSDB) foi condenado a quatro anos de reclusão em regime aberto por suposto crime contra o sistema financeiro, pelo desvio de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A reclusão foi substituída por prestação de serviços à comunidade e multa de R$ 200 mil. Cabe recurso.

A decisão é referente a uma ação movida pelo Ministério Público Federal, que denunciou o ex-prefeito após inquérito sobre suposto crime contra o sistema financeiro, pelo desvio de recursos do BNDES em contrato firmado com a administração municipal em 2007.

Uma investigação da Polícia Federal encontrou, interceptando conversas telefônicas, evidências de que Mourão estaria envolvido no esquema de desvio de verba. “A culpabilidade encontra-se amparada não só por diálogos de terceiros obtidos por interceptação, mas, também, por robustos elementos de prova material, que, lidos ao lado das conversas interceptadas, conduzem à certeza do culpado acusado”, escreveu o desembargador no acórdão.

À época, cerca de R$ 500 mil do empréstimo concedido pelo banco à prefeitura foram desviados, segundo apontou a investigação. Além da prestação de serviços e multa, caso a condenação seja definitiva, o político poderá ficar inelegível a cargos públicos por cinco anos, a contar de fevereiro de 2020.

O acórdão, assinado pelo desembargador André Nekatschalow, do Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, é de 12 de fevereiro do ano passado, mas só foi publicado no Diário Oficial da União neste mês.

Procurada pelo G1, a assessoria de Alberto Mourão afirmou que o ex-prefeito não corroborou com nenhuma prática ilícita ao longo de toda sua trajetória política. "Tanto que o acordão da ação em questão cita nesse sentido que não houve por parte dele nenhum benefício, mas, sim, culpa in vigilando [culpa em vigiar a execução de que outra pessoa ficou encarregada]", afirma um trecho da nota.

O posicionamento ressalta que Mourão não concorda com a decisão, e afirma que já entrou com recurso. "A decisão foi colhida com plenário dividido e diferença por apenas um voto. Cabe informar, também, que a matéria está sub judice, não cabendo pronunciamento sobre a mesma".

Brinquedo despenca em parque de diversões na Aviação, em PG

08/01/2021
fonte: Diário do Litoral - https://www.diariodolitoral.com.br

Um brinquedo de um parque de diversões no Campo da Aviação, em Praia Grande, despencou na noite nesta sexta-feira (08). Viaturas do SAMU estiveram no local. "Nossa equipe interna e nossos bombeiros atenderam prontamente a visitante, e imediatamente acionamos o SAMU. A mesma saiu consciente do parque e sem nenhuma escoriação aparente", informou a administração do Yupie! Park em nota oficial (leia mais abaixo).

Segundo moradores e frequentadores do espaço, essa não é a primeira vez que acidentes acontecem por lá. No mesmo local, em dezembro de 2019, um jovem recebeu uma descarga elétrica de um dos brinquedos enquanto aguardava sua vez na fila. Foi registrado boletim de ocorrência e o parque passou por vistorias, mas foi reaberto. 

A administradora do parque, a Yupie!, é conhecida pela parceria que fez com o extinto Playcenter, levando o evento "Noites do Terror" a um parque itinerante da Yupie! em Curitiba. 

Confira nota de esclarecimento do Yupie! Park

O Yupie! Park lamenta o incidente ocorrido na noite de 8 de janeiro, quando tivemos uma falha mecânica em um de nossos brinquedos.

Nossa equipe interna e nossos bombeiros atenderam prontamente a visitante, e imediatamente acionamos o SAMU. A mesma saiu consciente do parque e sem nenhuma escoriação aparente.

O brinquedo Polvo encontra-se fora de operação para a realização de perícia, bem como análise detalhada por parte de nossos engenheiros, para dirimir qualquer possibilidade desse tipo de ocorrência.

O Yupie! Park ratifica sua preocupação e zelo com a segurança e informa que conta com profissionais especializados e treinados para o pronto atendimento aos seus visitantes, e que todas as atrações seguem as normas da ABNT.