26/07/2019
fonte: A Tribuna / Santos
O número de homicídios dolosos (intencionais) caiu 25% nos seis primeiros meses deste ano na Baixada Santista, em comparação ao mesmo período de 2018. De janeiro a junho do ano passado, foram 76 assassinatos, contra 57 em 2019. Os dados fazem parte das estatísticas mensais divulgadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Os números mostram queda acentuada dos homicídios em Guarujá, São Vicente e Itanhaém. Das nove cidades da região, porém, quatro não reduziram esse tipo de ocorrência: Santos, Bertioga, Praia Grande e Peruíbe.
Praticamente todas as ocorrências criminosas tiveram queda no período: latrocínio, estupro, roubos gerais e furtos e roubos de veículos. A única modalidade que subiu foi o furto geral, com alta de 14,7%.
Polícia Militar
O comandante da Polícia Militar (PM) na Baixada Santista e Vale do Ribeira, coronel Rogério Silva Pedro, afirma que vai manter o policiamento atuando no mesmo padrão, já que a estratégia está dando certo. A PM verifica diariamente os registros de ocorrências e direciona equipes para áreas críticas.
O trabalho constante de abordagens também vem avançando, diz o comandante. “Estamos conseguindo prender procurados e apreender armas de fogo. Ressalto a parceria com a Polícia Civil, que vem dando grandes resultados”.
Para quem não acredita na queda da violência, o coronel ressalta alguns dados. “O melhor termômetro que podemos utilizar são os homicídios e latrocínios, ocorrências onde não há subnotificação. Outra coisa é o roubo de veículos. A pessoa que perde um carro não deixa de registrar a ocorrência”.
Furto
O comandante diz que um estudo detalhado sobre furto está sendo feito para ampliar o combate. Cada cidade tem uma característica, mas se destacam as invasões de casas e apartamentos, os furtos de celulares e pequenos objetos. Um grande volume de peças, como bueiros, é levado por viciados.