29/12/2019
fonte: JCNET
A expectativa de uma família de Bauru, que planejava passar a virada do ano com o "pé na areia", foi frustrada por um estelionatário em um golpe que já se tornou conhecido dos meios policiais. A vítima perdeu R$ 950,00 ao negociar a locação de um apartamento na Praia Grande, após ver um anúncio em um site de compra e venda.
Rafael, 30 anos, que pediu para não ter o nome completo divulgado, conta que iniciou as tratativas com o anunciante em outubro. Na tentativa de evitar ser alvo de golpe, ele buscou se certificar de que a oferta era verdadeira.
"Toda a negociação foi feita por WhatsApp. Pedi para que a pessoa me enviasse uma foto do contrato e de um comprovante de que ele era proprietário do apartamento. Então, ele forjou uma fatura de um serviço de ar condicionado", detalha.
Naquele momento, Rafael não percebeu a fraude e depositou, na conta de um terceiro indicado pelo anunciante, metade do valor da total da locação, que seria de R$ 1.900,00 por sete dias de hospedagem. A vítima tinha a intenção de passar o Réveillon com cerca de 10 pessoas da família, mas, nas duas últimas semanas de dezembro, já não conseguiu mais contato com o golpista.
Desconfiado, ele pediu para que uma amiga, moradora de São Vicente, fosse até o endereço do apartamento anunciado. "O porteiro disse que, no imóvel, tinha um morador, que não alugava por temporada. Contou, ainda, que outras pessoas já tinham sido vítimas do mesmo golpe", relata.
ORIENTAÇÕES
Para evitar ser alvo deste tipo de crime, a Polícia Civil orienta as pessoas a desconfiarem de valores muito abaixo dos praticados no mercado e a não efetuarem qualquer tipo de depósito antes de verificarem se o produto ou serviço negociado existem de fato. "A pessoa deve se certificar sobre a credibilidade do anunciante, buscar pessoas que já tenham negociado com ele e que possam dar indicações", alerta o delegado Mário Ramos.
Neste sentido, optar por imóveis anunciados em sites ou redes sociais onde eventuais clientes possam publicar comentários é outra forma de tentar se cercar de algumas garantias. "Mas, se a página tiver sido criada há poucos meses, fique atento", acrescenta. Também são dicas fazer ao menos parte da negociação a partir de um número de telefone fixo do anunciante e desconfiar, caso ele indicar o depósito de valores na conta de terceiros.