Bando usava apartamento em Praia Grande para golpes em usuários da OLX e do WhatsApp

17/08/2020
fonte: Diário do Litoral  - https://www.diariodolitoral.com.br

Um grupo de cinco rapazes da capital paulista que aplicava golpes em usuários da OLX e do WhatsApp foi descoberto pela Polícia Militar na noite deste domingo (16)  em um apartamento na Rua Ângela Massei, na Vila Tupi, em Praia Grande. Eles confessaram os crimes a policiais militares e ao serem ouvidos na Delegacia Sede de Praia Grande.

Como não houve flagrante, eles foram liberados na madrugada desta segunda-feira (17) ao término da ocorrência, mas continuarão sendo investigados em inquérito policial. A Polícia Civil vai apurar a conduta de cada um dos rapazes nos crimes de estelionato, invasão de dispositivo informático e associação criminosa.

Segundo a polícia, os investigados admitiram que preparavam o golpe captando dados de usuários da OLX nos anúncios no site da empresa de compra e venda. Na segunda etapa, se passavam pela administração da OLX para entrar em contato com as vítimas, solicitavam um código de acesso e conseguiam instalar a conta de WhatsApp das vítimas nos celulares usados para os golpes.

Na fase final de consumação do crime, os golpistas se comunicavam com pessoas na lista de contatos das vítimas e pediam dinheiro emprestado, apontando para depósito conta em nomes de laranjas, para posterior saque de membros da associação criminosa.

Em nota ao Diário, a OLX informou que não solicita código de verificação ou senhas para nenhum usuário e recomenda que as negociações aconteçam via chat, na plataforma.

A empresa diz que investe continuamente em tecnologia e “na comunicação de melhores práticas de compra e venda, informando seus usuários sobre como proceder em casos de tentativas de fraudes, com alertas em seus canais oficiais e redes sociais”. 

Dicas da OLX para não cair no golpe do WhatsApp:
  1. A OLX não solicita informações que permitam acesso à sua conta via chat, telefone, SMS, WhatsApp e redes sociais;
  2. Nunca compartilhe o código de verificação do seu WhatsApp ou outras validações de segurança que chegam em seu celular;
  3. O WhatsApp recomenda sempre ativar a verificação de duas etapas para prevenir esse tipo de abuso: https://faq.whatsapp.com/en/26000244/?category=5245246&lang=pt_pt
  4. Mais dicas estão disponíveis no link: https://ajuda.olx.com.br/s/article/fazer-uma-venda 
O Diário não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do WhatsApp na noite desta segunda-feira.