Comerciantes de Praia Grande, SP, pedem que próxima gestão pense na segurança do município

07/10/2020

Lojas arrombadas, produtos furtados e assaltos a mão armada são algumas das situações enfrentadas por comerciantes de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Entre 2015 e 2019, foram registradas nas delegacias da cidade 7.551 ocorrências de roubos e furtos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Comerciante na cidade há sete anos, Tiago Brito, de 36 anos, conta que suas lojas já foram assaltadas ao menos três vezes desde 2014. Em um dos episódios, sua loja de departamentos no bairro Caiçara foi invadida por quatro criminosos armados. Eles amarraram os funcionários no banheiro e fugiram, deixando um prejuízo de R$ 80 mil reais, segundo Brito.

No ano seguinte, outra loja do comerciante foi alvo de criminosos. Dessa vez, durante a noite, quando não havia ninguém no estabelecimento. “Em 2015 roubaram uma loja minha na Avenida Costa e Silva. Demorou três horas para a polícia aparecer. O policial falou que só tinha uma viatura no bairro inteiro”, diz.

Segundo Tiago, o prejuízo em suas lojas, somando os últimos assaltos, chega a R$ 250 mil. “É uma sensação de incapacidade”, desabafa.

Outro comerciante da cidade, que prefere não se identificar, afirma que seus estabelecimentos foram assaltados três vezes nos últimos cinco anos. Ele tem 54 anos e trabalha como comerciante em Praia Grande desde os 18.

"Praia Grande é uma cidade moderna, bonita. Porém a segurança é um capítulo à parte que o prefeito tem que ter uma maneira de resolver que realmente seja eficaz", diz o comerciante, que é dono de mercados e padarias na cidade. Segundo ele, cada um dos cinco comércios já foi assaltado ao menos uma vez.

O comerciante conta, ainda, que em uma de suas padarias, no bairro Mirim, três homens tentaram assaltar a loja ao final do expediente. O ano era 2017 e, na ocasião, o segurança do estabelecimento revidou e trocou tiros com os criminosos. Por fim, os três fugiram sem levar nada. "Depois do primeiro roubo eu já coloquei segurança. Esse foi o único assalto grave que eu tive. O segurança revidou e ainda foi baleado no braço”, conta.

Ele diz que investiu em câmeras de monitoramento, alarmes e cofres para tentar inibir os assaltos. “Eu acho que a segurança é muito deficitária na cidade, caótica. A cidade tem muito a crescer para dar segurança ao munícipe”.

Roubos e furtos em 2020

De janeiro a julho deste ano, foram registradas 1.757 ocorrências de roubos na cidade (incluindo roubos de carga e de veículos). No mesmo período do ano passado, foram 2.194 ocorrências de roubos, o que representa uma queda de 19,92%. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Já em relação aos furtos, as delegacias do município registraram 2.796 casos entre janeiro e julho deste ano e 3.407 no mesmo período do ano passado, o que equivale a uma queda de 17,93%.

Para o coronel reformado da Polícia Militar de São Paulo e ex-secretário nacional de Segurança Pública, José Vicente da Silva Filho, é preciso ficar atento ao fato de que normalmente as ocorrências de roubos e furtos tendem a ser subnotificadas, pois há casos em que as vítimas não registram boletins de ocorrência, como em roubos de celulares. “Celulares são muito roubados porque são objetos que têm valor agregado e são fáceis de descartar”, diz.

Nos casos de roubos e furtos de veículos, porém, isso já não costuma ocorrer. “O motivo é que é um bem muito valioso, raramente alguém deixa de registrar o furto ou roubo de um carro”, finaliza. Ocorrências como roubos, furtos, perda de documentos, desaparecimento de pessoas e violência doméstica podem ser registradas no site da Polícia Civil.

Eleições 2020

O G1 Santos está produzindo, diariamente, reportagens especiais sobre as eleições 2020. Além de entrevistas exclusivas, levantamento de dados e serviço, os internautas podem acompanhar matérias de assuntos de interesse público e que preocupam bastante a população dos nove municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Para acompanhar toda a cobertura basta acessar a página especial.