Atualizado em 28/08/2017 - 21:03
A Tribuna / Santos
Dois padres e um casal alemão em lua-de mel no Brasil foram assaltados domingo à noite, em Praia Grande, em uma casa de veraneio.
O imóvel de temporada fica na Rua Zequinha de Abreu, em Solemar, e foi invadido por quatro rapazes com idades aparentes entre 16 e 26 anos.
O roubo ocorreu por volta das 21 horas e não durou mais do que dez minutos. As vítimas se preparavam para ir embora, quando foram surpreendidas.
Dois marginais portavam armas de fogo e outros dois estavam com os rostos parcialmente encobertos pelos capuzes de seus casacos de moletom.
As vítimas tiveram dinheiro, cartões bancários, documentos, roupas, calçados e outros pertences roubados. Um automóvel Gol também foi levado.
O carro pertence a uma pessoa jurídica ligada à Igreja Católica e foi encontrado abandonado na manhã desta segunda-feira (28), em Praia Grande.
O veículo estava intacto e, ao que tudo indica, os assaltantes o utilizaram apenas com o intuito de fugir e transportar os objetos roubados da casa.
Os criminosos ainda não foram identificados. Cerca de dez minutos antes do roubo havia mais dois casais no imóvel de temporada.
Estes casais decidiram voltar para São Paulo pouco antes das vítimas. Provavelmente, alguma porta foi deixada aberta, facilitando a ação do bando.
Não foram agredidos
“Não houve violência física, mas apenas intimidação verbal. Os ladrões são novos e adotaram um procedimento padrão, nos trancando em um quarto”, diz o padre Reinaldo Aparecido Picolotto, de 63 anos. Ele é da Paróquia São João Batista, na Vila Carrão, Zona Leste da Capital.
Também se encontrava no imóvel o padre alemão Jakob Michael Wasensteiner, de 60 anos, que está radicado no País há anos e atua em um local destinado a encontros e retiros religiosos em Vargem Grande Paulista, na Região Metropolitana de São Paulo.
Sobrinhos e compatriotas do padre Jakob, Stefan Greisinger, de 33 anos, Barbara Cacilia Greisinger, de 30, passam a lua de mel no Brasil. O casal teve os seus passaportes roubados e precisa providenciar novos documentos para poder embarcar de volta à Alemanha.
“Isso é uma vergonha para o Brasil. Esse casal alemão agora leva para fora um dissabor dessa monta que passou por aqui”, lamenta o padre Reinaldo. Segundo ele, o roubo dos passaportes está causando “transtornos” para Stefan e Barbara. As vítimas chegaram em Praia Grande no sábado à noite.