06/10/2017 05h18
G1 / Santos
Uma vaca de fibra de vidro foi roubada de um açougue em Santos, no litoral de São Paulo. A peça era utilizada como expositor do estabelecimento e foi doada aos proprietários pelo empresário João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, há mais de 15 anos. O crime revoltou comerciantes e moradores que, até agora, não entenderam a motivação dos bandidos.
O display foi levado da porta do estabelecimento, localizado na Avenida Pedro Lessa, no bairro Embaré, no fim da tarde desta quinta-feira (4). A funcionária de uma loja vizinha flagrou o momento em que um rapaz em um veículo para nas proximidades, pega a vaca e a leva para dentro do carro. Ela conseguiu fotografar parte da ação.
"O nosso segurança estava em reunião comigo. Assim que ele desceu, foi alertado por essa mulher, que mostrou as imagens. Nós ficamos meio sem acreditar, até perceber que a vaquinha tinha sido levada. Era uma atração no bairro", contou o dono da casa de carnes, Domingos dos Santos Neto.
Segundo ele, o display foi um presente do Beto Carrero aos avós dele. "Nossas famílias são amigas, e essa vaquinha estava em um carrossel do parque dele, lá em Santa Catarina. Ele acabou dando de presente para a gente e virou marca registrada da loja. É uma atração do bairro e as crianças tiram fotos".
Domingos conta que acionou a Polícia Militar e registrou um boletim de ocorrência em razão do roubo. Nas imagens registradas pela testemunha do crime, eles conseguiram verificar que o veículo é de Praia Grande, cidade também localizada na região da Baixada Santista.
"Foi algo inacreditável. Após eles levarem, teve gente que passou a seguí-los, e eles foram cortando o trânsito. Nós conseguimos chegar em conhecidos dos prováveis donos do carro, em Praia Grande, e depois eu recebi uma mensagem dizendo que eles iriam devolvê-la", conta o empresário.
O caso ganhou repercussão e viralizou nas redes sociais depois que Domingos relatou o ocorrido. "Acharam que seria engraçado roubar a vaquinha, mas ela é como se fosse um patrimônio, e todo mundo sabe a importância dela para as crianças. Só queremos ela de volta", comentou.